O IMPACTO DA PANDEMIA COVID-19
- Support Mountbull
- 25 de jul. de 2023
- 2 min de leitura

A pandemia da Covid-19 teve um impacto significativamente negativo na economia mundial e, consequentemente, na vida de milhares de pessoas em todo o mundo.
Devido ao elevado nível de contaminação do vírus, a maioria dos governos em todo o mundo implementou medidas restritivas com o objetivo de parar a disseminação do vírus. Essas medidas foram baseadas em distanciamento social, fecho de locais públicos, fecho de negócios e ainda medidas de confinamento domiciliar.
A implementação dessas medidas teve consequências imediatas e devastadoras para muitos setores da economia, como o turismo, o têxtil, o automóvel, o entretenimento e a aviação, entre muitos outros. Por outro lado, alguns setores, como o da tecnologia da informação e comunicação, o comércio electrónico e o setor imobiliário, registraram um grande crescimento durante este período.
Os impactos económicos da Covid-19 foram enormes e refletiram-se nas empresas, nos mercados financeiros e no emprego. Muitos negócios tiveram de demitir funcionários para permanecerem ativos, e muitos outros declararam falência. Consequentemente, os efeitos das medidas tomadas afetaram descomunalmente as cadeias de produção.
Para tentar combater esse efeito, muitos países implementaram medidas de estímulo económico, como isenções fiscais, empréstimos a custo reduzido e injeções de capital. Essas medidas foram essenciais para atenuar uma escalada de crise à escala global. No entanto, a total reabilitação da economia mundial pode levar anos ou mesmo décadas.
Portugal, devido à sua elevada dependência do setor do turismo, foi um dos países economicamente mais afetados da União Europeia. Com um número bastante elevado de empresas neste setor, uma enorme taxa de desemprego e de falência de negócios que se avizinhava, o Estado português, ao abrigo da União Europeia, viu-se obrigado a implementar medidas de estímulo económico e de apoio social para fazer face a esses desafios.
Em conclusão, a pandemia da Covid-19 teve e ainda tem, nos dias de hoje, um impacto desastroso na economia mundial. Muitos países continuam com restrições impostas, e o vírus ainda é classificado como uma ameaça à saúde pública, fazendo com que a dúvida e a incerteza predominem nos mercados.
Mountbull, 27/02/2023







Comentários