Guerra na Ucrânia
- Support Mountbull
- 25 de jul. de 2023
- 2 min de leitura

A Ucrânia tem sido um país dividido e em conflito desde a sua independência em 1991. Em 2014, a Russia anexou a Crimeia ao seu país e mais tarde, em Fevereiro de 2022 iniciou uma invasão em larga escala da Ucrânia. Isto fez com que a situação no país e na região tenha se agravado bastante.
Desde 2014, a Ucrânia encontra-se em guerra, o que deixa o país particularmente afetado. O PIB ucraniano caiu 16,4% de 2014 a 2015, que é a maior queda de um PIB registada em tão pouco tempo, apenas um ano. Devido a esta guerra, a Ucrânia tem vindo a investir muito em armamento avançado e na reconstrução de infra-estruturas danificadas, o que por consequência levou a um desinvestimento brutal na economia, saúde e educação.
Em 2014, os impactos económicos da invasão russa da Crimeia começaram desde logo a ser sentidos, tanto na região como a nível global. Com um clima muito incerto na região, com muitas empresas a cancelar ou suspender as suas atividades na zona, e depois dos Estados Unidos da América e da União Europeia implementarem sanções contra a Rússia, o comércio e o crescimento económico global foram desde logo afetados.
Em fevereiro de 2022, com a invasão em larga escala da Ucrânia por parte da Rússia, o cenário piorou bastante, tanto para a Ucrânia como para a Rússia e para a economia global. Com praticamente todo o território a ser afetado pela guerra, e sendo a Ucrânia, na altura, responsável por 10% do mercado mundial de trigo, 15% do mercado mundial de milho e 13% do mercado mundial de cevada, os preços dos alimentos aumentaram à escala mundial.
Piorando a situação, com o corte no fornecimento de petróleo e gás natural russo à União Europeia, os preços dessas matérias-primas e consequentemente da energia inflacionaram a um ritmo muito elevado. A inflação do petróleo, do gás natural e da energia são o ponto de partida para uma inflação dos preços da maior parte dos produtos e serviços, já que essas matérias-primas são essenciais para a maioria da indústria e para o seu transporte. Depois de uma pandemia que já trazia uma elevada inflação, a invasão da Ucrânia veio piorar ainda mais esta subida generalizada dos preços.
Concluindo, a guerra na Ucrânia é um tema geopolítico muito sensível, cujo impacto afeta diretamente a vida de milhões de pessoas e negócios no mundo inteiro, e em especial na região do Leste da Europa. Uma guerra que nos traz um clima de incerteza e preocupação, e que parece não ter fim à vista. A Rússia já demonstrou que não quer ceder e a Ucrânia continua a resistir devido ao forte apoio ocidental.
Mountbull, 27/02/2023







Comentários