A tensão entre a China e Taiwan tem sido um assunto cada vez mais falado e é altamente delicado na geopolítica mundial.
O início da tensão entre os dois países data da guerra civil chinesa em 1949, quando as forças comunistas chinesas lideradas por Mao Tsé-tung tomaram o poder em Pequim, derrotando os nacionalistas liderados por Chang Kai-Shek que se refugiaram na ilha de Taiwan. Isso levou à separação entre a ilha e a China continental. O governo chinês reivindica a soberania da ilha, enquanto o governo taiwanês declara-se uma nação independente.
A tensão entre os dois países pode ter grandes consequências na economia mundial. Taiwan é uma economia altamente avançada em tecnologia, muito industrializada e com um papel bastante ativo no comércio eletrónico internacional, e a China é a segunda maior economia do mundo e o maior exportador do mundo, de modo que a tensão entre as duas nações pode afetar significativamente o comércio mundial.
Taiwan, por ser um país altamente industrializado e avançado em tecnologia, e por ser o principal exportador mundial de microchips, é também responsável por grande parte das exportações chinesas de produtos e componentes electrónicos, o que torna a China um parceiro comercial importante para a pequena ilha, e vice-versa. Qualquer interrupção do comércio entre as duas nações pode ter um impacto significativamente negativo na economia da Ásia Oriental e, consequentemente, na economia mundial, já que essa interrupção pode gerar uma quebra em cadeia das linhas de produção.
A China tem investido muito na ilha recentemente, com grandes empresas chinesas investindo em projetos em Taiwan e comprando empresas taiwanesas. Uma interrupção desse investimento poderia afetar muito a economia da ilha, bem como a confiança dos investidores em toda a região da Ásia Oriental.
Quando se fala na tensão entre China e Taiwan, o tema da segurança energética não pode ser deixado de lado. A maioria do transporte de petróleo e gás natural liquefeito do Oriente Médio para a Ásia é feito por petroleiros e navios metaneiros através do Estreito de Taiwan. Qualquer interrupção desse abastecimento ou alteração de rotas pode ter um sério impacto no preço dessas matérias-primas.
O ponto que torna toda essa tensão ainda mais sensível é o fato de os Estados Unidos da América serem um dos principais aliados do governo taiwanês e terem uma política de apoio militar a Taiwan. Esse assunto eleva as tensões entre os Estados Unidos da América e a China, já que a China considera esse assunto como uma questão interna e não aceita interferência estrangeira.
Concluindo, a tensão entre as duas nações pode ter sérias implicações na economia mundial, em especial na economia dos países da Ásia Oriental, e pode facilmente elevar as tensões a nível global.
Comentários